sexta-feira, 18 de junho de 2010


Sérgio Caparelli.
Nome: Sérgio Caparelli.
Data de nascimento: dia 11 de julho de 1947.
Local onde nasceu: Uberlândia, Minas Gerais.
Atividades que realizaram: Jornalista e comunicação de massa e autor do ensaio televisão e capitalismo no Brasil, com qual ganhou o prêmio jabuti em ciências humanas em 1983 foi tradutor do chinês para o português.
Curiosidades: Tem mais de 30 livros publicados.
Algumas obras conhecidas: Os meninos da rua da praia, Boi da cara preta, Vovô fugiu de casa, Ciberpoemas, As meninas da praça alfândega, O velho que trazia a noite.
Obras que temos na escola: 101poemas ultima busca de gilgamesh, O velho que trazia a noite, os meninos da rua da praia,50 fabulas da china fabulosas,re gilgamesh,boi da cara preta,vovô fugiu de casa,poesia visual,come vento.





Suas obras:
Fernanda Lopes de Almeida

Em 1971 uma carioca apaixonada por histórias criava uma das personagens mais encantadoras da nossa literatura infantil: Clara Luz - uma fadinha de 10 anos de idade, cheia de idéias, e que, cansada das regras estabelecidas pelo Livro das Fadas, resolve fazer tudo diferente. Até então todo o poder das varinhas de condão só servia para desencantar princesas e para fabricar tapetes voadores. Cansada dessa monotonia, Clara Luz decide colorir a chuva, dar voz aos relâmpagos, brincar de modelar as nuvens, ensinar balé às estrelas e até ampliar seus conhecimentos recebendo aulas de "horizontologia"! Para desespero da Fada-Mãe e de todas as outras fadas do céu, Clara Luz não teme as possíveis punições da Rainha das Fadas e faz tudo o que acha que vale a pena fazer. Com este enredo ousado, A Fada Que Tinha Idéias, de Fernanda Lopes de Almeida, pode ser considerado um dos maiores sucessos editoriais do país. Há 37 anos agrada aos críticos, já vendeu e continua vendendo milhares de exemplares, está na 28ª edição, ganhou vários prêmios, virou peça de teatro, também premiada, e o mais importante: em todo esse tempo conquista crianças e adultos de diversas gerações. Com 15 títulos publicados, dois em preparação e muitas traduções, como a de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, Fernanda é um fenômeno que, apesar de todo o sucesso, consegue ser quase uma desconhecida, mesmo para seus leitores. As entrevistas são raras e suas fotos não aparecem nos livros. Assim como as fadas, Fernanda é meio etérea, habita o imaginário de tanta gente há várias décadas e, entretanto, quase nunca é vista. Modesta, conseguiu que um de seus desejos fosse realizado com a força de muitas varinhas de condão: não quis ter a imagem divulgada, preferiu que conhecessem sua obra. E que obra! Mas como toda curiosidade deve mesmo ser premiada, a nossa já foi com o doce sorriso desta incrível escritora, tão sumida dos meios de comunicação e tão presente no coraçãodos leitores. Com vocês: Fernanda Lopes de Almeida!

Mauricío de Souza




Mauricio de Souza nasceu no Brasil no estado de São Paulo numa cidade chamada Santa Isabel.
Mauricio de Souza nasceu no mês, de outubro no ano de 1935.
Ele teve três irmãos Mariza já falecida Maura e Marcio.
Criou uma série de tiras em quadrinhos com um cãozinho e seu dono Bi Du e Franjinha e ofereceu o material para os redatores da Folha. As historietas foram aceitas, o jornalismo perdeu um repórter policial e ganhou um desenhista.
Daí chegou o tempo das revistas de banca. Foi em 1970, quando Mônica foi lançada já com tiragem de 200 mil exemplares. Foi seguida, dois anos depois, pela revista Cebolinha e nos anos seguintes pelas publicações do Chico Bento, Cascão, Magali, Pelé Zinho e outra
Na década de 80 teve a invasão dos desenhos japoneses.
Mauricio de Souza não tinha desenhos para a TV e perdeu mercados.
Resolveu enfrentar o desafio e abriu um estúdio de animação a Black & White com mais de 70 artistas realizando 8 longas-metragens. Estava se preparando para a volta aos mercados perdidos, mas não contava com as dificuldades políticas e econômicas do país. A inflação impedia projetos a longo prazo (como têm que ser as produções de filmes sofisticadas como as animações), a bilheteria sem controle dos cinemas que fazia evaporar quase 100% da receita, e o pior: a lei de reserva de mercado da informática, que nos impedia o acesso à tecnologia de ponta necessária para a animação moderna.
Depois criou o parque da Monica em um Shopping em São Paulo ,seguido pelo Parque da Monica no Rio DE JANEIRO.
As revistas vendem-se aos milhões, o licenciamento é o
Mais poderoso do país e os estúdios se preparam para trabalhar com a televisão.
A par de um projeto educacional ambicioso, onde pretender-se levar a alfabetização para mais de 10 milhões de criança.
A Turma da Mônica e todos os demais personagens criados por Mauricio de Sousa estão aí, mais fortes do que nunca, com um tipo de mensagem carinhosa, alegre, descontraída, dirigida às crianças e aos adultos de todo o mundo que tenham alguns minutos para sorrir, felizes.








Monteiro Lobato


José Bento Renato Monteiro Lobato






Ele nasceu em 18 de abril de 1882 taubaté.
Ele foi Criado em um sítio, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular.


OCUPACÃO:Em 1897 ele se mudou de vez para São Paulo, e tornou-se estudante interno do Instituto Ciências e Letras. Aus seus 16 anos tornou-se desenhista e caricaturista(como fonte de renda) nessa época.


CURIOSIDADES: Ao receber como herança antecipada uma bengala do pai, que trazia gravada no castão as iniciais J.B.M.L., mudou seu nome de José Renato para José Bento, a fim de utilizá-la. Sua principal obra para crianças foi o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Para saber mais acesse os sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Monteiro_Lobato

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Autora sempre presente
Jane Michel


Nossas contadoras de histórias que não estão mais na escola


quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nossas contadoras de histórias



dablink - coloque glitter nas fotos no orkut !
















terça-feira, 2 de março de 2010

Quem foi Mário Quintana ?


Sejam bem-vindos!